https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Não tenha dúvidas meus amigos. Podemos enxergar isso como uma reação em cadeia e segundo o ordenamento jurídico, abre-se a “jurisprudência” para que as passagens intermunicipais e interestaduais também sigam o aumento.

Aumento da passagem
Foto postada pelo Deputado Federal JHC a respeito do aumento da passagem.

Não se assustem se daqui a alguns dias encontrarmos nos ônibus e complementares o aviso de aumento. Ao que parece se entende que todos os empresários acordam pela manhã e acham que as contas não batem. Daí como um milagre, todos resolvem aumentar a passagem de uma vez só. Já notaram que isso acontece todo começo de ano e antes do carnaval? Mas é claro! Afinal, o ano so começa depois das festas de momo não é mesmo? Claro que não! Porem, como neste começo de ano muita gente está preocupado com colégio de filho, material escolar, IPTU, IPVA, taxa disso, taxa daquilo, cartão que não fecha por conta das compras de final de ano… Passa-se por despercebido o aumento. Aí meu amigo, você tá com a cabeça cheia de problema e vem o bendito carnaval… Ahhh o carnaval. Uma folga de 4 dias improdutivos que inventaram pra você esquecer o começo de ano terrível, fingir que descansou e gastar ainda mais. Quando você acordar pra vida estará entrando no ônibus e pagando R$ 4,00 em Maceió (Aguardemos a pancada para Marechal).

Temos hoje o valor mais alto por km rodado do país. Nem as grandes capitais com seus congestionamentos enormes chegam perto do preço que pagamos para nos locomover. Culpa disso é um cartel formado pelas empresas de ônibus e os gestores públicos. Licitações as escuras, arrumadinhos benéficos a grupos e logico o famosíssimo caixa 2 (3,4,5…) que rola nesses contratos. O transporte “público” é caro, ineficiente, desconfortável e não atende nem de longe as expectativas do preço cobrado.

A população precisa entender que se não formos a rua e impedir essa sangria, continuaremos a pagar absurdos por serviço mal prestado. O aumento em questão é de 15 %, estando muito acima da inflação de 3% anual e até mesmo do vergonhoso aumento do salario minimo. Como então vamos sobreviver? Os valores somados correspondem a mais de 20 % do seu salario amigo leitor.

Espero sinceramente que a empresa de transporte público e os complementares de Marechal Deodoro não utilize desse subterfúgio para onerar ainda mais o bolso já furado dos deodorenses. Estão sofrendo com um comercio estagnado, usina a beira da falência, praia do francês as mínguas e esse aumento pode representar a flecha no coração de muitos que dependem do transporte público.

O que nos resta é mobilizar para que esse aumento não saia e que o gestores pelo menos uma vez lutem pelo povo!