https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Opuntia é um gênero botânico da família cactaceae, vulgarmente conhecido como opúncia, ou em Portugal figo-do-diabo. Todas as suas espécies são originárias do Continente Americano, onde são encontradas desde a Patagônia até os Estados Unidos da América.

O que é cactaceae opuntia e para que serve?

A fruta desta planta vem sendo considerada o fitoterápico e nutracêutico do momento para combater o sobre peso e outas doenças. 

O uso de fitoterápicos e nutracêuticos, substâncias desenvolvidas por vegetais para combater diversas doenças, vem crescendo a cada ano e por isso aparecem novidades de tempos e tempos, como é o caso da cactaceae opuntia.  

Os remédios fitoterápicos são caracterizados pelo conhecimento da eficácia e também dos riscos do seu uso, assim como pela reprodutibilidade e constância da qualidade do produto. 

Já o termo nutracêutico é utilizado para dar nome a um nutriente específico presente no alimento é uma substância que vem da natureza com comprovados efeitos e benéficos à saúde para que seja usado como ingrediente de alimentos específicos, alimentos funcionais ou suplementos alimentares.  

Efeitos colaterais e reações adversas

É importante salientar que, mesmo sendo compostos retirados de alimentos ou plantas, os compostos fitoterápicos e nutracêuticos não estão livres de apresentarem reações adversas e alguns efeitos colaterais. 

Eles devem ser consumidos com orientação de um profissional, observando sempre as contraindicações gerais, fazer uma consulta com um médico ou nutricionista é muito importante. 

Na cactaceae opuntia é encontrada uma substancia que ajuda no emagrecimento. Estudos mostraram que o consumo dessa substancia de forma controlada, pode diminuir em até 20% do peso.

Devido sua ação diurética, pode reduzir a retenção de líquidos, e por este motivo, a planta é chamada até mesmo de drenagem linfática em cápsulas, sendo especialmente indicado para o controle do peso corpóreo e preservação das células do organismo contra danos oxidativos ocasionados por radicais livres.

Quando consumida dentro da recomendação, ela é bem tolerada. No entanto, em pessoas sensíveis à sua composição podem apresentar alguns efeitos colaterais, como diarreia, maior frequência para ir ao banheiro, náuseas, dores abdominais, dermatite e dor de cabeça.

O  fruto é encontrado em Cápsulas, e em alguns o extrato é padronizado em 4% de Vitamina C (ácido ascórbico).

Consulte o seu médico ou nutricionista antes de consumir a cactaceae opuntia para saber qual a melhor dosagem e forma de consumo, de acordo com as suas necessidades.

Fonte: lemnisfarmacia.com.br