https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

A manga é um membro da família dos alimentos chamados drupa, esse tipo de alimento possui uma parte externa carnuda que envolve uma semente. Azeitonas, pêssego ou a cereja também são tipos de alimentos drupas.

 

Existem muitos tipos diferentes de mangas (manga rosa, manga espada, manga ourinho, manga coquinho, manga bourbon, manga haden…), elas variam em cores, forma, sabor e tamanho de semente. Enquanto a cor da pele das mangas pode variar de verde a vermelho, amarelo ou laranja, a carne interna da manga é principalmente um amarela. Elas têm um sabor doce e contêm muitas vitaminas e minerais.

O pé de manga ou mangueira, é uma árvore grande (podendo chegar a 20 metros de altura) e tem um cultivo fácil, crescimento rápido, assim como sua produção de frutos.

O Brasil é o terceiro maior produtor global de manga, perdendo apenas para Índia e China. A fruta, inclusive, é de origem indiana e veio para o Brasil trazida pelos colonizadores portugueses.

 

PROPRIEDADES DA MANGA

As mangas são alimentos com baixas quantidades de gorduras saturadas, colesterol e sódio. Elas também são uma excelente fonte de fibra dietética e de vitamina B6, bem como uma boa fonte de vitamina A e vitamina C. São ricas em minerais como potássio, magnésio e cobre e são uma das melhores fontes de quercetina, betacaroteno e astragalina.

Esses poderosos antioxidantes têm o poder de neutralizar os radicais livres em todo o corpo que danificam as células e causam doenças cardíacas, envelhecimento prematuro, câncer e doenças degenerativas.

Um copo de manga (225 gramas) contém o seguinte o valor dietético:

– 105 calorias

– 76% de vitamina C (antioxidante)

– 25% de vitamina A (antioxidante)

– 11% de vitamina B6 mais outras vitaminas B

– 9% de fibra probiótica saudável

– 9% de cobre

– 7% de potássio

– 4% de magnésio

 

MANGA É BOM PARA QUE?

É uma fruta com um alto poder nutricional, sendo assim, as vitaminas da manga podem trazer vários benefícios para a saúde. Alguns dos possíveis benefícios para a saúde de comer manga incluem um risco diminuído de degeneração macular e câncer de cólon, melhora na digestão e saúde óssea, e até benefícios para a pele e os cabelos.

 

BENEFÍCIOS DA MANGA

Previne a degeneração macular relacionada à idade – a zeaxantina que é um antioxidante, encontrado nas mangas, pode desempenhar um papel protetor na saúde dos olhos e, possivelmente, evitar o dano causado pela degeneração macular, além disso de ser fica em vitamina A, que promove boa visão e evita a cegueira noturna e os olhos secos.

Previne a asma – um desses nutrientes que reduz o índice de adquirir a asma é o beta-caroteno, encontrado em mangas, mamão, damasco, melão, abóbora e cenouras (alimentos de cor laranja).

Combate o câncer – dietas ricas em beta-caroteno também podem desempenhar um papel protetor contra o câncer de próstata, e de cólon mama, pulmão e leucemia. Nos testes a manga demonstrou ser mais eficaz com câncer de mama e cólon.

Boa para a saúde óssea – a vitamina K, encontradas na manga, é importante para melhorar a absorção de cálcio, essencial para uma ótima saúde óssea.

Ajuda a controlar a diabetes – o consumo de fibras contribui para a redução dos níveis de glicose no sangue, e os indivíduos com diabetes tipo 2 podem ter níveis melhores de açúcar no sangue, lipídios e insulina. Um copo de manga fornece cerca de 3 gramas de fibra.

Contribui para uma boa digestão – As mangas, devido ao seu teor de fibra e água, ajudam a prevenir a constipação e promovem a regularidade e um trato digestivo saudável.

Previne doenças cardíacas – o teor de fibras, potássio e outras vitaminas da mangas ajudam a afastar as doenças cardíacas.

Reduz o colesterol – os altos níveis de fibra, pectina e vitamina C ajudam a diminuir os níveis de colesterol no sangue, especificamente a lipoproteína de baixa densidade (o colesterol LDL (ruim)).

Aumenta o sistema imunológico – quantidades generosas de vitamina C e vitamina A presente nas mangas, além de 25 tipos diferentes de carotenoides mantêm seu sistema imunológico saudável e forte. Isso ajuda a manter a saúde e prevenir várias doenças.

Boa para a pele e cabelo – as mangas também são ótimas para o seu cabelo porque contêm vitamina A, um nutriente necessário para a produção de sebo que mantém o cabelo hidratado. A ingestão adequada de vitamina C, encontrada em apenas 1 xícara de manga por dia, é necessária para a construção e manutenção de colágeno, que proporciona estrutura para a pele e cabelos.

 

COMO CONSUMIR A MANGA?

A manga pode ser consumida in-natura ou utilizada em várias preparações. Você pode usá-la em sucos ou receitas, geralmente de sobremesas. Além disso, pode ser usada externamente para cuidar da pele, como uma máscara protetora natural.