https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

A Sociedade é capaz de garantir a justiça através das leis e do estado. Princípio que serve de sustentação filosófica e política, a universalidade é um direito natural à vida, à liberdade e ao pensamento.

Lidar com a proposta de universalidade frente aos limites estruturais da sociedade capitalista, que se reproduz através da divisão do trabalho.das classes,do conhecimento e dos meios de produção da riqueza socialmente produzida, tem promovido grande confusão no perfil dos cidadãos.

A grande necessidade de buscar direitos já atesta a sua ausência na vida social, assim como a falta de conhecimento e participação do povo em defesa da liberdade e justiça social em face da opressão, da exploração e da desigualdade. A violência e a opressão por parte do estado em favor da propriedade privada, enfrentados nos movimentos sociais pelo conjunto que faz a sociedade já alertava sobre os riscos de perdas, hoje evidenciados nos interesses privados exclusivamente voltados para o lucro.

Entre a desigualdade e a liberdade, entre a riqueza e a pobreza, que atingem níveis nunca vistos, temos que lidar ainda com a diminuição dos gastos para os investimentos nos programas e serviços públicos dos atendimentos ás necessidades como saúde, educação, segurança, habitação entre outros entregues a iniciativa privada, falsa filantropia na sociedade civil.

A miséria material e espiritual no trabalho produz a alienação da sociedade e fragiliza a vida e a saúde gerando formas de violência, o que fortalece a criminalização da pobreza, ou seja, da culpabilização dos pobres pela sua situação social interferindo na condição de vida principalmente da população negra, usuários de drogas,homossexuais, “os diferentes”.

Esse texto é uma provocação aos cidadãos deodorenses para participar da vida política do município na busca pelo desenvolvimento de forma que a participação nos processos sejam assumidos por cada um. Na administração pública o trabalho visa a satisfação do cidadão, ao contrário da pública que objetiva o lucro, dentro dessa perspectiva devemos zelar pelo patrimônio público pela garantia de serviços de qualidade ofertados a comunidade deodorense. Não podemos garantir políticas públicas que atendam as nossas necessidades sem assumir compromissos sem se envolver…