https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Considerando que a participação da comunidade no SUS significa o povo assumindo enquanto instância deliberativa, tanto quanto assumem como instância deliberativa os representantes elitos por esse mesmo povo;
Considerando que a participação popular é difícil, mas que a construção de uma sociedade melhor, mas justa e democrática se faz com a participação de todos;
Considerando que o controle social deve ser incentivado e vivido no dia a dia como exercício de cidadania;
Considerando que a Constituição Federal, no seu artigo 198, dispõe sobre as diretrizes que norteiam as ações e políticas de saúde, prevendo: a descentralização em cada esfera de governo; rede regionalizada e hierarquizada; atendimento integral, priorizando as ações preventivas, sem preventivos assistenciais e estabelece a participação comunitária.
A comissão de eleição do Conselho Municipal de Saúde de Marechal Deodoro (CMS – MD) teve hoje o primeiro momento para os devidos encaminhamentos da assembleia que acontecerá por meio de assembleia no dia 05 de dezembro de 2017 no Espaço Cultural a partir das 8:00 horas.
Até o final do mês de novembro, a comissão estará trabalhando para realizar eleição para a nova composição do conselho de saúde para o biênio 2018-2020. O processo eleitoral será regido pela Resolução Nº 050 do CES-AL, de 30 de outubro de 2017. A eleição vai acontecer por meio de assembleia e a comunidade geral através das organizações representativas dos segmentos de usuários como as associações de bairros, Organização religiosa, comunidade acadêmica, bem como de trabalhadores da saúde lotados nos postos de saúde, Centros Atenção Psicossocial – CAPS, CEO, Unidades de Pronto Atendimento – Upas, e Hospitais Municipais.
Todos somos responsáveis por zelar pelo aperfeiçoamento da organização e do funcionamento do SUS formulando, controlando e o monitoramento as políticas públicas no Município no sentido de fortalecer a participação,e o comprometimento com a manutenção dos princípios democráticos que fundamentam o SUS na fiscalização dos órgãos e instituições da saúde pública de Marechal Deodoro.
Destaque para a palestra abordando temas como controle social no SUS, Atribuições de conselheiros de saúde e saúde ,bem como da importância do seu papel na organização da saúde no município.