sexta-feira, 15 de dezembro de 2017
Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3

O ÓLEO DE CANOLA É O ÓLEO MAIS SAUDÁVEL DO MUNDO?

 

O QUE É O ÓLEO DE CANOLA

Um óleo extraído de uma planta chamada colza, ou couve-nabiça (rapeseed em inglês), era utilizado para fins industriais por ser de produção barata, mas não comestível, pois continha substâncias tóxicas.

Dentre elas o ácido erúcico, um ácido graxo que causou danos cardíacos em estudos com ratos, e glucosinolatos, compostos que davam um sabor amargo e intragável ao óleo.

C cientistas canadenses na busca para transformar o azeite de colza em um óleo comestível, começaram a usar técnicas de hibridização das plantas, para criar sementes que contivessem menos dessas substâncias tóxicas e amargas. Nascia assim o óleo de canola.

A palavra canola não se refere a uma planta, mas é um acrônimo para “CANadian Oil, Low Acid”, que em tradução livre, significa “Óleo Canadense, Baixo Ácido”.

E desde 1995, a americana Monsanto, em fase de fusão pela alemã Bayer, produziu sementes modificadas de colza resistentes a herbicidas. Hoje em dia, 90% das sementes de colza são geneticamente modificadas.

COMO O ÓLEO DE CANOLA É PRODUZIDO.

Ao contrário de outros óleos e gorduras mais saudáveis e com processos simples de fabricação, como a manteiga, azeite e óleo de coco, o óleo de canola requer um processo pesadíssimo e altamente industrializado para ser feito.

Para começar, é necessária a exposição do óleo a temperaturas muito elevadas, o que por si só já é um bom motivo para deixa-lo de lado. Até porque o óleo é rico em gorduras polinsaturadas, que são muito sensíveis às altas temperaturas, e se oxidam facilmente.

Então entra em cena um solvente tóxico chamado hexano, que é usado para extrair o óleo das sementes. E não é incomum encontrar resquícios de hexano no óleo de canola pronto.

Durante esse processo parte do óleo é danificada. Você não sabe ou percebe isso porque o óleo também tem seu odor retirado.

Um estudo analisou os óleos de canola e de soja nas prateleiras dos EUA. Os níveis de gorduras trans tóxicas, muito perigosas e associadas à várias doenças sérias, encontrados variaram de 0,56% a 4,2%, e isso nem chega nas tabelas nutricionais.

Até existem óleos de canola produzidos à frio ou orgânicos, mas a imensa maioria é produzida pelo processo descrito acima.

VALOR NUTRICIONAL DO ÓLEO DE CANOLA.

Quanto à composição gordurosa do óleo, temos 7% de gorduras saturadas, 63% de gorduras monoinsaturadas e 28% de polinsaturadas.

Essas proporções podem variar, mas grosso modo são esses os resultados.

Diante de todas essas informações, você ainda seria capaz de usar o óleo de canola?

Fonte: http://comeceaemagrecer.com.br

Sobre WebRádio Juventude

Verifique isso

Polícia já tem suspeitos de ligação com desaparecimento de jovem

Após mais de duas semanas de investigação, a Polícia Civil informou que segue recebendo denúncias …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*