https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Servidores aposentados da antiga Companhia Energética de Alagoas S.A (Ceal), com o apoio do Sindicato dos Urbanitários, realizaram, na manhã desta terça-feira (12), um ato na sede da Eletrobras, localizada no bairro do Farol, para cobrar o pagamento do Plano Bresser, implantado em 1987, em todo o Brasil; porém, até hoje, nunca foi concedido aos aposentados, prejudicados pelo plano econômico.

De acordo com a Associação dos Aposentados, são mais de 1600 servidores que estão aguardando há 30 anos para receber o pagamento do Plano Bresser; inclusive, 250 já faleceram. Ainda segundo a associação, todas as instâncias da Justiça julgaram processos a favor da categoria. O magistrado de uma ação no Tribunal Superior do Trabalho (TST) já pediu que a Ceal apresente uma proposta de negociação.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Urbanitários de Alagoas, Nestor Powell, houve uma assembleia, na parte da manhã, junto com os responsáveis da Eletrobras, em que ficou acertada uma reunião às 13h desta terça, para que a empresa apresente uma proposta aos funcionários aposentados.

“Marcamos de nos reunir com a empresa, hoje à tarde, e esperamos que eles apresentem uma boa proposta de acordo. A luta desses aposentados para receber o que eles têm por direito já se estende há 30 anos. Sem falar que 250 desses ex-funcionários já faleceram e não receberam nada. Além do pagamento do Plano Bresser, também estamos reivindicando a não privatização da Ceal”, esclareceu o presidente da associação.

A Ceal, hoje Eletrobras Distribuição Alagoas, é a empresa responsável pelo pagamento do débito. A categoria espera uma proposta de, pelo menos, 50% do valor da dívida, que, hoje, equivale a quase R$ 2 bilhões. Além da reunião, já ficou acertada uma nova assembleia para o dia 22 de setembro.

O plano Bresser foi implantado em 1987, no governo de José Sarney, em meio à crise econômica para conter a inflação, que chegou a 23% na época. Dentre as medidas do plano, o congelamento de preços e salários por 90 dias.

Nota

A Eletrobras Distribuição Alagoas informa que aguarda o posicionamento do Ministério de Minas e Energia (MME) em relação à proposta da Advocacia Geral da União (AGU) sobre o plano Bresser. A União é parte do processo judicial, assim eventual proposta de acordo da Eletrobras somente pode ser realizada após sua manifestação.

 

Por: Gazeta web