https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

O Protagonismo da Sociedade para que tenhamos avanços na transparência aos atos da administração pública está na participação do povo. Nos últimos anos a sociedade evoluiu muito exatamente pelas pressões bem sucedidas sobre os gestores públicos e a tecnologia da informação tem feito a diferença criando condições favoráveis para o fortalecimento do controle social sobre os atos dos gestores governamentais e agentes políticos.

O desinteresse do cidadão pelos assuntos públicos somente tem contribuído com esse cenário de descaso com a máquina pública o que fortalece a herança histórica de uma sociedade civil fraca e desorganizada. A transparência e a informação são mecanismos para aprimorar a implementação de políticas públicas, também para amenizar e restringir as mazelas causadas pela corrupção.

Estamos há 8 meses de uma nova gestão, um momento estratégico onde a população tem a oportunidade de participar avaliando o funcionamento e prevenindo a ocorrência de erros, fraudes e possíveis desperdícios  para que tenhamos uma gestão  eficiente, econômica e eficaz.

A lei de Diretrizes Orçamentária já aprovada na casa legislativa constituída por um conjunto de instruções para a concretização de um plano de ação governamental, um instrumento de planejamento, onde, entre outras providências, destacam-se aquelas voltadas para a elaboração do orçamento.

O momento mais importante por se tratar da elaboração do efetivo planejamento da atual gestão municipal é a construção do Plano Plurianual um instrumento para a gestão dos prefeitos que difunde as políticas públicas e garantem a informação sobre a origem das receitas e sua destinação, o que deverá ser avaliado pelo poder legislativo e pela população em geral.

E para que tenhamos um planejamento orçamentário de qualidade precisamos de pessoas com conhecimento e competência para construir um instrumento que vai nortear as ações para elevar a qualidade de vida da população o que pode ser avaliada nos indicadores de desempenho do município.

Os princípios da transparência e do acesso a informação são instrumentos de motivação e reafirmação da importância das ações orçamentárias que traduzem as propostas do gestor e a vontade do cidadão. Pretende, pro fim, ser um instrumento de motivação e chamamento para a importância das ações orçamentárias e suas repercussões na sociedade.