https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor de Alagoas (Procon/AL) iniciou, nesta terça-feira (29), uma investigação após denúncias de que quatro postos de combustível teriam se negado em disponibilizar a nota fiscal aos consumidores após o pedido.

Ontem, três estabelecimentos foram vistoriados pela equipe e o quarto será investigado amanhã (30).

Pela Lei n.º 4.729 é crime sonegar a nota fiscal e um crime contra a ordem tributária nacional previsto pela lei n° 8.137/90 além de ser um direito do consumidor requere-la.

Um posto foi autuado, o Posto Jacintinho, conhecido após um vídeo que viralizou nas redes sociais pelo não fornecimento da nota e o combustível sendo retirado do veículo após a negativa. A consumidora que gravou as imagens foi até a sede do Procon Alagoas na última segunda-feira (28) e formalizou a denúncia.

O estabelecimento autuado tem o prazo de dez dias para a apresentação da defesa. Nos outros dois postos visitados, os cupons fiscais estavam sendo emitidos normalmente, portanto, não sofreram autuação.

Denuncie

O consumidor que encontrar alguma irregularidade pode denunciar junto ao Procon. O superintendente do órgão, João Neto, afirma que vai apurar cada caso denunciado e que, caso constatado, irá autuar por infração os locais irregulares.

“Recebemos diversas denúncias e um vídeo onde o posto se nega a entregar a nota fiscal. Isso é crime e desde segunda-feira nossa equipe de fiscalização está nas ruas apurando caso a caso. Os locais irregulares estão sendo autuados”, destacou.

Fonte: Ascom Procon
Foto: maceio.7segundos