https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

De acordo com o juiz, a decisão de aumentar os impostos ofendeu o planejamento tributário não só dos consumidores, mas dos empresários

A Justiça Federal na Paraíba suspendeu nesta terça-feira, 1, o aumento das alíquotas do PIS e Cofins que incide sobre os combustíveis.

A decisão liminar é do juiz João Pereira de Andrade Filho, da 1ª Vara Federal. A AGU (Advocacia-Geral da União) já informou que vai recorrer da decisão.

A medida foi tomada liminarmente atendendo um mandado de segurança coletivo impetrado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado da Paraíba (SINDIPETRO-PB), retornando assim os percentuais anteriores das alíquotas.

De acordo com o juiz, a decisão de aumentar os impostos ofendeu o planejamento tributário não só dos consumidores, mas dos empresários do comércio varejista, porque não respeitou o princípio da anterioridade nonagesimal.

Segundo este princípio, nenhum tributo será cobrado antes de 90 dias da publicação da lei que o instituiu ou aumento. Andrade Filho lembra que a própria Constituição Federal impôs limites por meio dos princípios constitucionais tributários.

O juiz destaca que a suspensão do decreto leva ao “imediato retorno dos preços dos combustíveis, praticados antes da edição da norma”.

 

Por: Novo Extra