https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

COMO TUDO COMEÇOU

A ligação da orla do Centro Histórico com o populoso bairro da Poeira margeando a laguna, sonho antigo dos deodorenses, teve sua ocupação iniciada na década de 90 pela acomodação ou incapacidade de quase todos os gestores que nada fizeram para impedir a ação.

Aos poucos a área, que passou a ser conhecida como Beco da Anastácia, foi tomada por invasões que tomou na totalidade a área, bloqueando-a para passagem de veículos. Mesmo com a invasão das águas na maioria das casas praticamente todos os anos, as famílias retornavam por falta de local para se estabelecerem.

O PROJETO

Não se pode negar que vem sendo a intensão de muitos gestores, pelo menos nos discursos de campanha, a retirada de todas famílias do Beco, mas a desculpa para não levar a frente o projeto foi sempre a falta de local para relocar todas elas.

Na gestão passada o plano teve um grande impulso e ficou mais perto de ser concretizado com a liberação dos recursos por emenda parlamentar. A obra foi até empenhada, licitada e emitida a ordem de serviço em 30 de julho de 2015 e logo em seguida contratada a obra que foi iniciada para que os recursos não retornassem.

ENTRAVE

A ação social fez o levantamento das famílias que seriam transferidas para o Conjunto Maria Gislene Matheus, mas como os imóveis não foram concluídos, a segunda etapa da revitalização da orla lagunar teve que ser interrompida em praticamente dois meses após (10/08).

SOLUÇÃO INTEMPESTIVA

A desocupação da área hoje é uma realidade, mesmo que parcial, infelizmente em função da catastrófica enchente de maio último que obrigou o poder público retirar alguns moradores em caráter emergencial.

Apesar de existirem denúncias de irregularidades na ocupação do Conjunto Maria Gislene Matheus, levantando suspeitas que nem todas as famílias que tiveram suas casas demolidas receberam casas, o local hoje encontra-se parcialmente desocupado. (Veja o vídeo com uma entrevista com a líder dos moradores)

Apenas 12 casas foram retiradas, mas existem ainda algo em torno de 20 no local, contrariando o que foi noticiado por outro informativo.

A construtora contratada para a obra está aguardando apenas o aval da prefeitura para a retomada das obras.

veja vídeo abaixo