https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Marechal Deodoro foi contemplada em 2011 com uma lancha-escolar através de doação pelo FNDE, que hoje se encontra na Lagoa, parcialmente submersa.

Imagem ilustrativa

Esta embarcação moderna que deveria servia para o transporte dos alunos que residiam em locais mais inacessíveis e às margens da Lagoa Manguaba, Marechal Deodoro, foi adquirida com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Escola – FNDE, para se integrar ao Programa Caminho da Escola, criado com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares e garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes.

Segundo o site oficial da Prefeitura a época, “a lancha-escolar servirá a todos os alunos que moram em zonas ribeirinhas, como algumas localidades na fronteira com os municípios Santa Luzia e Pilar e outras distantes do centro como o povoado Riacho Velho e K-doz.”

lanchaescolar de alumínio, com capacidade para 21 alunos, chegou a Marechal aproximadamente em dezembro de 2011 e custou aos cofres públicos cerca de R$ 210.000,00.

Pelo que este site pode colher, antes das últimas cheias, há aproximadamente quatro meses, a lancha-escolar estava quase a deriva, colidindo com outras embarcações ali fundeadas e culminou ficando presa em uma estrutura para estocar covos – tipo de armadilha usada para pesca de peixes pequenos na Lagoa – e tombou. Pela posição em que ficou, foi inundada pelas águas e hoje se encontra parcialmente submersa.

“É um verdadeiro descaso da gestão pública deixar que um equipamento tão caro se acabe embaixo d’água. Eles deveriam, pelo menos, retirar a lancha para tentar recuperá-la enquanto é viável. ” – comentou uma moradora da orla lagunar no Centro Histórico do município que se diz revoltada em ver “o dinheiro público ir a pique”.