https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

A partir deste domingo, dia 23 de julho, 95 estudantes secundaristas de Marechal Deodoro da Escola Estadual Rosa Maria da Fonseca irão participar dos ‘Aulões pré-ENEM comunitário do Programa Conexões de Saberes do Ministério da Educação’ na cidade de Maceió. Os aulões serão realizados no auditório da Reitoria no Campus A.C. Simões – Universidade Federal de Alagoas/UFAL. O objetivo destes aulões é preparar os estudantes das escolas públicas do Estado de Alagoas para o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, e, consequentemente, além de proporcionar mais conhecimentos científicos aos estudantes, o programa potencializa as chances dos mesmos ingressarem na Universidade Pública.

A iniciativa desta ação de levar os estudantes deodorenses para esses aulões partiu de um professor/efetivo e de um professor/estagiário de Filosofia da própria Escola, Denis Ricardo e Luo Gomes, que foram até a Prefeitura de Marechal Deodoro mostrar a importância do programa Conexões de Saberes e da contribuição que o mesmo poderia resultar nos estudantes do município. A Prefeitura, nas pessoas do Coordenador dos Transportes, Thiago Gondin, do Secretário da Educação, Marcelo Beltrão, e do Prefeito, Claudio Filho Cacau, abraçou a ideia e disponibilizou dois ônibus para que esses estudantes deodorenses pudessem participar dos aulões na cidade de Maceió! Além do transporte, os professores sinalizaram a dificuldade de alguns estudantes carentes para participar do evento, pois, devido a necessidade de levar a sua própria alimentação, esses estudantes não tem estrutura financeira para arcar tal despesa, e pensando nisso, solicitaram, também, à Prefeitura a possibilidade do fornecimento de água mineral e de lanches para que esses estudantes pudessem participar dos aulões com mais dignidade. E a Prefeitura garantiu que, também, ajudará os estudantes com água mineral e lanches nos próximos aulões. Disse Gondin: “o que for preciso para melhorar os transportes e a educação dos estudantes deodorenses, eu, Marcelo e o Cacau iremos fazer!”

Os aulões estão programados para acontecerem nos meses de julho à novembro, totalizando 14 aulões, e sempre aos domingos das 9h00 às 16h00. Em julho e agosto serão dois domingos alternados em cada mês; já em setembro serão três domingos; em outubro e novembro serão todos os domingos até o último que antecede as provas do ENEM.

Os ônibus concedidos pela Prefeitura de Marechal Deodoro sairão da Escola Rosa da Fonseca a partir das 6h30, bem cedinho, justamente para percorrer e cumprir todas as localidades informadas pelos estudantes que estão na lista, que foram Bairros, Conjuntos e Ruas, segue a lista: Tuquanduba, Poeira, Centro, Barro Vermelho, Gislene Matheus, José Dias, Porto Grande, Denison Amorim, Taperaguá, Rua dos Cajueiros, Vila Altina, Pedras, Malhadas, Cabreiras, Francês, Mucurí, Massagueira, Barra Nova e Santa Rita. Já na volta, os ônibus sairão da UFAL às 16h15 com previsão de chegar em Marechal às 17h20 onde percorrerão os mesmos trajetos das localidades acima.

Um detalhe que despertou bastante interesse dos estudantes deodorenses no Conexões de Saberes foi o fato do programa cobrar uma redação por cada aulão, ou seja, o estudante só participará dos aulões se escrever uma redação. E com dois dias antes do aulão, numa sexta-feira, o Conexões disponibilizará o tema da redação para o estudante dissertar e entregar no domingo. Ao entregar a redação o estudante terá a oportunidade de visualizar onde precisa melhorar, pois o Conexões vai corrigir e devolver para o estudante a redação apontando os possíveis erros na escrita e nas ideias. E pensando nisso, os professores de Filosofia vão antecipar a cobrança da redação já na entrada do transporte, ou seja, se o estudante não trazer a sua redação escrita não entrará no ônibus e, consequentemente, não viajará para Maceió.

Tudo está sendo planejado e acompanhado pelos professores e voluntários da Escola, justamente, para atender as necessidades organizacionais da viagem e dos encontros. Inclusive, por se tratar de uma viagem intermunicipal, foi criado um Termo de Consentimento para os pais/responsáveis dos estudantes menores de idade assinarem e liberarem os seus filhos para participar dos aulões.

Os professores de Filosofia acreditam que a real mudança que podemos fazer numa cidade e nas vidas das pessoas que nela habitam é somente através da educação! Apenas a educação tem a finalidade de criar o saber e de transformar a realidade onde vivemos! Contudo, para que a educação se concretize na nossa realidade é necessário que o coletivo colabore com a efetivação digna da mesma, nisto requererá participações concretas e de boas vontades desde os pais e filhos até os professores e gestores públicos.

Estão de parabéns a Diretora e equipe da Escola Rosa Maria da Fonseca que receberam e se entusiasmaram com a ação. E, também, as mães e os pais que incentivaram os seus filhos e filhas a participarem dos aulões.

Por fim, gostaria de agradecer por mais um espaço concedido pela Web Rádio Juventude, no qual, de forma autônoma e independente, permitiu-me escrever o que eu penso.

 

Luo Gomes