https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Convocamos a população para neste momento tão importante em que o município está vivenciando, um princípio de gestão onde tudo se renova, dentre as renovações temos os desafios que tratam da elaboração de um planejamento definido a partir do PPA – Plano Plurianual que objetiva contribuir no planejamento, no controle e na transparência da administração pública e ajudar a aprimorar questões que envolvem:

O PPA – Plano Plurianual;

A LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias; e

A LOA – Lei Orçamentária Anual.

A integração destas três se torna um valioso instrumento no que diz respeito as políticas públicas municipais e a garantia da informação sobre a origem das receitas e sua destinação, o que deve ser avaliado pelos poderes legislativos locais e pela população em geral.

Sabemos que para termos um planejamento orçamentário de qualidade requer conhecimento e competência, e é fundamental para as políticas , diretrizes e ações, transformando-se em uma das ferramentas de melhoria dos indicadores de desempenho, dos indicadores sociais do município visando sempre elevar a qualidade de vida da população.

Os princípios da transparência e do acesso a informação são instrumentos de motivação para a reafirmação da importância das ações orçamentárias que traduzem as propostas do gestor e a vontade da população.

Os atos mais importantes para o executivo municipal e os cidadãos são, sem dúvida nenhuma, os Planos e os Orçamentos. Já o ato de maior responsabilidade dos legisladores é, por conseguinte, a apreciação destes. Pois neste instrumento é que estão expressas as propostas do gestor, a vontade do cidadão e autorização do legislativo para sua execução.

A abordagem do tema se dá pela importância na gestão que se inicia, bem como da necessidade de esclarecer ao tempo que convocar a população para acompanhar de perto o que está sendo posto pela atual gestão com relação ao futuro da administração pública em nosso município.

Também de informar sobre a forma de como foi encaminhado um projeto de lei da LDO, para a casa legislativa aos 45 do segundo tempo, obrigando nossos vereadores aprovar sem as condições necessárias um instrumento de tão grande importância para o destino de nossa cidade.

Na última quarta feira tomamos conhecimento de uma audiência pública na câmara de vereadores para tratar da LDO, a mesma aconteceu depois das 16 horas. Em meio a apresentação foram apontadas situações divergentes com a lei, pelos vereadores de oposição, bem como uma intervenção do cidadão Paulino Lopes, um dos pouco que estavam no público. Estas interferências promoveram um desgaste que foi levado para a sexta feira quando a sessão foi aberta e logo depois encerrada sem a aprovação do projeto de lei da LDO, o que ficou para outro momento. Isso inviabilizou o recesso do vereadores que está diretamente ligada a condição de aprovação da LDO.

Agradecimentos aos vereadores Nilda Leopoldino, Marcelo Moringa, Del Cavalcante, Neilton Costa  e o companheiro Paulino Lopes que também contribuiu com esse evento.

Os programas Mesa Redonda, que vai ao ar aos sábados e o Marechal em Foco as segundas e quintas ambos veiculados pela webradiojuventude.com estará acompanhando de perto todo processo e informando em primeira mão a população deodorense. Acompanhe os nossos trabalho e participe também pelo fone 993357458 aqui você tem voz e vez.