https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

As igrejas evangélicas

As hoje denominadas igrejas evangélicas surgiram a partir da revolta do padre alemão Martinho Lutero (1483-1546) pelas práticas da Igreja Católica da época. Lutero atacava duramente a venda de indulgências, ou seja, o perdão de pecados em troca de dinheiro. No dia 31 de outubro de 1517, Lutero pregou na porta de uma igreja de Wittenberg, na Alemanha, um manifesto com 95 teses atacando alguns procedimentos da Igreja Católica, como a negociação de cargos eclesiásticos.

O papa Leão X exigiu uma retratação de Lutero, mas o padre não voltou atrás rompendo com a Igreja Católica. Ele deu início à chamada Reforma Protestante, movimento que se espalhou pela Europa. Os seguidores de Lutero passaram a ser denominados como “luteranos”. Estes, por sua vez, preferiam ser chamados de “evangélicos”, termo hoje muito usado para se referir aos fiéis das igrejas protestantes, os crentes.

 

Novas Igrejas

A liberdade pregada por Lutero acabaria abrindo espaço para o surgimento de várias correntes religiosas.

O conceito de que só Deus salva, a subjetividade do indivíduo e a possibilidade de assumir e viver as diferenças pregadas pelo protestantismo gerou uma variedade enorme de igrejas.

Entre as principais e as que mais se multiplicaram no Brasil está a igreja batista que nasceu através de Roger Williams, que organizou a Primeira Igreja Batista de Providence, em 1639.

A Igreja Presbiteriana foi fundada em 1862 por um missionário estadunidense chamado Ashbel Green Simonton, nascido em Hanover, Pensilvânia.

A Testemunhas de Jeová foi fundada por Charles Taze Russell, que iniciaram suas atividades a partir da década de 1870, quando alguns associados formaram um pequeno grupo de estudo da Bíblia, em Allegheny. O início da pregação organizada no Brasil que se tem registro, remonta ao ano de 1920.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia       surgiu após o Grande Desapontamento de 22 de outubro de 1844, nos Estados Unidos, sendo formalmente criada em 1863. Entre os pioneiros está Ellen White, cujos escritos são considerados pelos adventistas como inspirados por Deus. Albert B. Stauffer, primeiro missionário enviado ao Brasil pela liderança mundial da Igreja Adventista, chega em São Paulo em 1893.

A Igreja de Cristo Pentecostal no Brasil é uma igreja cristã evangélica pentecostal. Foi fundada no dia 24 de janeiro de 1937 por Horace S. Ward, missionário estadunidense.

Em 1911, 18 de junho, surgiu a Igreja Evangélica Assembleia de Deus, denominação dada por seus fundadores, os missionários Gunnar Vingren e Daniel Berg (suecos), que aportaram em Belém do Pará, em 19 de novembro de 1910, vindos dos Estados Unidos. A princípio, frequentaram a Igreja Batista, e adotaram a denominação de Missão da Fé Apostólica Convenção Batista Brasileira, a que ambos pertenciam nos Estados Unidos

Já a Igreja Universal do Reino de Deus é uma denominação cristã, evangélica neopentecostal, com sede hoje no Templo de Salomão, na cidade de São Paulo. Foi fundada em 9 de julho de 1977 por Edir Macedo e seu cunhado Romildo Ribeiro Soares. No Brasil, a maior e mais representativa igreja neopentecostal, mas seguida pela Igreja Internacional da Graça de Deus, a Igreja Renascer em Cristo, a Igreja Mundial do Poder de Deus, a Igreja Apostólica Fonte da Vida, o Ministério Nova Jerusalém, a Igreja Nacional do Senhor Jesus Cristo, o Ministério Internacional da Restauração, a Sara Nossa Terra, a Comunidade Cristã Paz e Vida entre outras igrejas dissidentes.

 

O início do Cristianismo e da Igreja Católica

Depois da sua Ressurreição, Jesus Cristo confiou a Pedro a transmissão de seus ensinamentos, (Mateus 16,18) “tu és Pedro e sobre essa pedra edificarei a minha igreja”, (cf. Jo 21, 17), encarregando-o, assim como aos demais Apóstolos, de a difundirem e de a governarem (cf. Mt 28, 18s), levantando-a para sempre como “coluna e esteio da verdade” (1 Tm 3, 15).

As palavras “fazei isto em memória de mim” na última ceia com os apóstolos, passaram a ser o alicerce e o centro da vida da Igreja que estava nascendo.

Segundo Santo Agostinho, a Igreja começou “onde o Espírito Santo desceu do céu e encheu 120 pessoas que se encontravam na sala do cenáculo”. O derramar do Espírito, em Pentecostes, foi como a inauguração oficial da Igreja para o mundo.

Mesmo diante de tantos argumentos, há quem afirme que o Cristianismo, por ter sido banido pelo Império Romano e os seus seguidores terrivelmente perseguidos, depois da “conversão” do Imperador Romano Constantino foi “legalizado” pelo Edito de Milão, em 313 d.C. Face a esse evento, Constantino é citado por alguns como fundador da Igreja Católica.

A história da Igreja Católica cobre um período de aproximadamente dois mil anos, com início após o advento glorioso de Cristo e o dia de Pentecostes. A partir destes eventos, nasce o Catolicismo. Após a sucessão destes acontecimentos e o envio missionário da Igreja ao mundo, os discípulos que foram dispersos pela perseguição que sucedeu após a morte de Estevão – um dos sete homens escolhidos por ordem dos apóstolos para serem diáconos da Igreja Primitiva de Jerusalém – (Atos dos Apóstolos 11:19 – 26) caminharam até a Fenícia, Chipre e Antioquia , e reuniram naquela igreja e ensinaram muita gente; e em Antioquia os discípulos de Cristo pela primeira vez foram chamados de Cristãos.