https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Ainda criança, não entendia muito bem o sentido da Páscoa. O que eu queria mesmo era procurar os ovinhos de chocolate que o coelhinho escondia.

Com o passar dos tempos, curioso como sempre fui, busquei respostas para minhas indagações e fui descobrir que, em síntese, a Páscoa significa renascimento (a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus).

E o que o coelho tem a ver com a Páscoa? O coelho, por exemplo, se tornou um dos principais símbolos desta festividade em referência as comemorações feitas pelos povos antigos durante o começo da primavera. O coelho representava a fertilidade, pois é um animal que se reproduz com uma velocidade estonteante, é uma ode à família, uma declaração de amor que a natureza faz todos dias.

O ovo também se tornou um símbolo da Páscoa, pois representa o começo da vida e vários povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes a passagem para uma vida feliz. A partir deste costume, surgiram os primeiros Ovos de Páscoa.

Outros símbolos estão também ligados à Páscoa pelos povos nos diversos recantos do mundo:

Cordeiro: Moisés sacrificou um cordeiro em homenagem e agradecimento à Deus pela libertação dos hebreus da escravidão no Egito.

Sinos: são eles que anunciam, nas igrejas católicas, a ressurreição de Cristo no domingo de Páscoa.

Círio Pascal: é uma vela acessa com as letras gregas “alfa” e “ômega” (início e fim). A luz da vela representa a ressurreição de Cristo.

Colomba pascal: criado na Itália, é um pão doce em formato de pomba. A pomba simboliza a paz de Cristo e também a presença do Espírito Santo.

Pão e vinho: simbolizam o corpo e o sangue de Cristo. Jesus repartiu o pão e o vinho com seus discípulos na Última Ceia (Santa Ceia).

Páscoa é o renascer, é nascer mais uma vez. Somos nós mesmos que renascemos nos nossos filhos, é a vida que se pereniza na prole. É o período propício para nos libertarmos do mal que corrompeu nossas almas e nos recobrirmos com o véu da pureza da alma que tivemos um dia.

Páscoa é abandonar tudo o que é velho e antigo e olhar para frente com coragem para nos dedicarmos à vida como quem sorve o sumo de um fruto saboroso.

Páscoa é dia de renascer.

Feliz Páscoa para todos.