https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

wp_20161005_12_13_38_proQuem conhece o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Marechal Deodoro tem sempre algo a criticar dos seus procedimentos. Era a falta d’água constante, eram vazamentos encontrados nas ruas da cidade com considerável demora em correção dos defeitos, e até sobre a qualidade da água fornecida.

O SAAE nasceu através da Lei municipal nº 303, de 22 de janeiro de 1968, portanto há 48 anos, com uma população aproximada de 20 mil habitantes. Desde então, o órgão teve poucos avanços por uma série de fatores que fugia muitas vezes do desejo e alcance de seus administradores, contudo a população cresceu em progressão geométrica, e hoje já são mais de 50 mil.

O SAAE conta hoje com aproximadamente 20 mil usuários, atendendo a demanda por água através da captação no Rio da Estiva, e em mais 16 poços artesianos e também é o responsável pela administração de cinco (05) estações de tratamento de esgotos (ETE), com operadores diuturnamente.

Chegou-se a cogitar a sua privatização como solução, algo rejeitado veementemente por seus funcionários. Muitas foram as causas que impediam  o Órgão funcionar a contento. O modelo de gestão era inalterado, e os queixumes continuavam.

alfredo-machado
Adv. Alfredo Machado – Diretor Presidente

180 dias, pela necessidade de afastamento do Diretor Presidente à época, para disputa de um cargo eletivo, foi então nomeado o Advogado Alfredo Machado para a direção do SAAE. Alfredo, portador de uma nova visão de gestão pública com aplicação de um modelo gerencial, tal qual utilizam as empresas privadas, buscou meios para revitalização do órgão, por acreditar que o mesmo era viável e superavitário. A princípio, identificou no Serviço funcionários capacitados e experientes para auxiliá-lo na mudança que implantava, e associou-se ao seu projeto de desenvolvimento da Autarquia, José Assis de França (Diretor Executivo), João Correia Filho (Coordenador Contábil), e a Procuradora Dra. Norma Duarte, todos em cargos comissionados.

wp_20161005_11_14_02_pro-2
José Assis de França (Diretor Executivo), Luciano Oliveira (Contabilidade), Alfredo Machado (Presidente), João Correia Filho (Coordenador Contábil), Engº Carlos Wanderley (Resp. Estação de Tratamento) e Cicero Luiz – Tinho (Gerente de Operações)

PLANEJAMENTO

O presidente Alfredo Machado definiu 23 metas a serem cumpridas, “mesmo sabendo que em apenas 180 dias de sua gestão não seria possível atingi-las totalmente.”

Segundo ele – Mesmo com uma equipe reduzida (com algo em torno de 40 funcionários efetivos), praticamente o SAAE não recebe mais as reclamações iniciais dos usuários adotando o simples método de não deixar para o dia seguinte a solução de problemas de campo, como os frequentes vazamentos que causam transtornos a população e prejuízos ao Órgão.

Para valorização dos funcionários do órgão, disse o presidente “que iniciou suas reformas, melhorando as condições de trabalho de seus guerreiros, bem como o ajuste salarial em negociação com o Sindicato da categoria, tudo dentro da disponibilidade de recursos e da lei de responsabilidade fiscal.”

Disse ainda: “que buscou incrementar a receita intensificando a fiscalização com identificação de desvios e ligações clandestinas (gatos) além da cobrança das dívidas dos usuários, que podem parcelar seus débitos. Está sendo formatada a cobrança, inclusive, dos órgãos públicos, por gasto de águas nas Secretarias e seus departamentos, o que vai permitir um fortalecimento na receita da Autarquia.”

“O incremento na receita aumentou em mais de 30% (trinta por cento), e a meta será dobrar esse percentual até o final do ano, inclusive com aumento da reserva financeira implantada pela nova Diretoria.” – afirmou o Diretor, o que possibilitou a conclusão do processo licitatório, pela Secretaria de Administração através da Comissão de Licitação do Município, para tubos e conexões, para manutenção de bombas e motores, para fardamento dos servidores do campo.

Também em processo licitatório está a compra de motores e bombas, para manutenção dos poços artesianos, dos geradores da Estação de Esgoto do Francês, e para aquisição de material de construção, material elétrico, e ferramentas, o que deixará o Órgão apto ao enfrentamento da sua honrosa missão, durante o próximo ano que se avizinha.

Ainda dentro das metas estabelecidas pela atual Diretoria, está o projeto da expansão da rede de abastecimento levando água aos novos empreendimentos, bem como, aos novos conglomerados urbanos, além da limpeza permanente das galerias de esgoto, o desassoreamento da lagoa de dejetos, e a revitalização dos poços artesianos através de empresa especializada a ser contratada após processo licitatório.

OBRAS EM ANDAMENTO

wp_20161005_12_13_45_proFoi constatado pela Equipe do webradiojuventude, obras de reforma da sede, incluindo a pintura externa do prédio, impermeabilização com manta asfáltica da laje acima das salas da Diretoria, modernização dos espaços da recepção, diretorias e outros destinados à administração.

Em andamento estão as obras para as novas instalações do laboratório de análises químicas, e também o depósito para armazenamento adequado dos produtos químicos, usados para tratamento d’água. Dentro das ideias planejadas, foi iniciado a limpeza do terreno lateral do SAAE, para no futuro construir-se um galpão que venha a propiciar espaço adequado para aulas de preservação do meio ambiente (Educação ambiental).

Ainda por conta desse esforço conjunto de todos os funcionários, sobretudo para incremento da receita, segundo seu presidente, o SAAE deverá entregar o Órgão ao seu sucessor, totalmente isento de débitos, e com algum recurso em caixa (pequena reserva financeira), o que possibilitará a criação de projetos de novos investimentos, tão necessários ao crescimento da cidade.

O Presidente disse ainda que, “não foi possível cumprir tudo que planejou, em seu curto período na Direção da Autarquia, como a realização de concurso público, para contratação de novos e necessários funcionários, o que poderá ser continuado pela nova Gestão, além de uma ampla e atualizada reforma administrativa, destacando as competências funcionais.”

Por fim, ficou bastante claro que o SAAE é um precioso patrimônio dos Deodorenses, bem como foi enfatizado pelo Presidente: “que o maior patrimônio do SAAE é o funcionário, ante a disposição de todos, para o trabalho árduo em manter a cidade funcionando, pois onde falta água, nada pode prosperar”!