https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Com o país em crise e economia em ritmo lento, a estabilidade da carreira pública se torna ainda mais atrativa para os chamados “concurseiros”. E se o cargo tiver um alto salário, a cobiça só aumenta.

Os 15 cargos listados abaixo estão entre os mais cobiçados por quem quer ingressar no serviço público. Os salários variam entre R$ 7 e R$ 24 mil.

Procurador do Trabalho

Salário inicial: 24.057,33 reais.

Requisitos do candidato: ser formado em direito e ter, no mínimo, tempo de prática forense de 3 anos.

Periodicidade do concurso: geralmente a cada dois anos.

O que faz: exerce a função de Ministério Público do Trabalho, combatendo irregularidades trabalhistas.

Juiz federal

Salário inicial: 23.997,19 reais. Em janeiro de 2015 passará para 25.197,04 reais.

Requisitos do candidato: bacharelado em direito, e, no mínimo, três anos de atividade jurídica comprovada.

Periodicidade do concurso: A Justiça Federal atualmente está dividida em 5 regiões, cada região tem o seu próprio Tribunal Regional Federal que faz concursos na sua respectiva região.

“Nos últimos anos, têm ocorrido 2 ou até 3 concursos por ano e a tendência é que se mantenha assim, pois foram criadas centenas de varas federais e a renovação é constante por causa de aposentadoria de juízes antigos, por exemplo”.

O que faz: “sua atribuição é julgar as ações em que a União, suas autarquias e empresas públicas federais são, de alguma forma, interessadas. Bem como outros temas, tais como direito indígena, as causas referentes à nacionalidade e à naturalização e a execução de sentença estrangeira, causas que envolvam Estados Estrangeiros e Organizações Internacionais”.

Juiz estadual

Salário inicial: 22.797,33 reais

Requisitos do candidato: em regra é ser bacharel de direito, com 3 (três) anos de atividade jurídica até a data da inscrição definitiva, exercida a partir da conclusão do curso superior.

Periodicidade do concurso: em regra uma vez ao ano.

O que faz: “materializa a atividade jurisdicional do Estado, sendo na prática a pessoa física que dá efetividade a uma das três parcelas da tripartição estatal: o poder judiciário. Julga conflito de interesses entre pessoas, das mais variadas espécies: privado vs. Privado; público vs. Público; entre pessoas físicas e pessoas jurídicas. Demanda grande bagagem de vida, ou experiência de vida, para ter condições de julgar a vida de outras pessoas”.

Defensor público estadual

Salário inicial: varia conforme o estado. No Rio de Janeiro, concurso mais recente ofereceu 19.820 reais de salário.

Requisitos do candidato: ser bacharel em direito, aprovado no exame de ordem, além de comprovada prática forense.

Periodicidade do concurso: anual, levando-se em conta todos os estados.

O que faz: orientação jurídica, promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados.

Defensor público federal

Salário inicial: 16.489,37 reais. Em janeiro de 2015 passará para 17.330,33 reais.

Requisitos do candidato: O candidato deve ser bacharel em direito e comprovar 2 anos de prática jurídica, mas vale o período de estágio ainda durante a faculdade.

Periodicidade do concurso: “os concursos costumavam ter um espaço de 2 a 3 anos entre um e outro. No entanto, a recente Emenda Constitucional nº 80 determinou que no prazo de 8 anos, a União, os Estados e o Distrito Federal deverão contar com defensores públicos em todas as unidades jurisdicionais. Em 2012 foram criados mais de 780 cargos de defensor público federal. Assim, haverá muitos concursos nos próximos anos”.

O que faz: orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita àqueles que não têm recursos suficientes para contratar advogado sem prejuízo do próprio sustento e da família.

Advogado da União

Salário inicial: 16.489,37 reais. Em janeiro de 2015 passará para 17.330,33 reais.

Requisitos do candidato: bacharelado em direito, inscrição na OAB. Exige-se 2 anos de prática jurídica, mas vale o período de estágio ainda durante a faculdade.

Periodicidade do concurso: geralmente a cada dois anos, segundo João Mendes, coordenador do curso Ênfase.

O que faz: “o advogado representa a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo exercer as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo Federal”

Procurador da Fazenda Nacional

Salário inicial: 16.489,37 reais.

Requisitos para o candidato: formado em direito e ter, no mínimo, prática forense de 2 anos.

Periodicidade do concurso: “não há prazo definido, porém, normalmente vem ocorrendo a cada dois (02) anos”.

O que faz: “exerce a defesa judicial da União Federal nas ações tributárias, bem como administra a Dívida Ativa da União Federal conforme art. 131, parágrafo 3º da Constituição Federal, cobrando o crédito tributário da União Federal, além da consultoria jurídica do Ministério da Fazenda”.

Procurador do Banco Central

Salário inicial: 15.719,13 reais.

Requisitos para o candidato: ser formado em direito e ter, no mínimo, prática forense de 2 anos.

Periodicidade do concurso: “não há prazo definido. Os últimos concursos vem ocorrendo a cada 3 anos”.

O que faz: exerce a defesa judicial do Banco Central, além de prestar consultoria jurídica à instituição.

Delegado da Polícia Federal

Salário inicial: 14.037,11 reais.

Requisitos do candidato: formação superior em Direito.

Periodicidade do concurso: “geralmente a cada 3 ou 4 anos”.

O que faz: “exerce a atividade policial no combate aos crimes praticados em detrimento do patrimônio e serviço da União Federal, destacando-se ainda o policiamento de fronteiras e o combate ao tráfico internacional de entorpecentes”.

Delegado da Polícia Civil

Salário inicial: varia conforme o Estado. No RJ é de 15.715,39, reais sendo mínimo de 9.245,15 reais. “Com a ressalva de estar incluída neste valor uma escala de serviços extraordinários”

Requisitos para o candidato: ser bacharel em direito.

Periodicidade do concurso: anual.

O que faz: O delegado exerce primordial etapa do efetivo exercício de polícia judiciária. “De acordo com o artigo 144 da Constituição, atua em segurança pública, preservação da ordem pública, apura infrações penais, que não militares, e assuntos ligados à incolumidade das pessoas, e do patrimônio das pessoas”.

Auditor da Receita Federal

Salário inicial: 14.965,44 reais.

Requisitos do candidato: possuir nível superior em qualquer área.

Periodicidade do concurso: “os concursos para auditor fiscal costumam ser lançados em média a cada 2 anos, com variações que dependem do número de aprovados de cada certame”

O que faz: cuida do lançamento de débitos tributários, além das atividades de fiscalização dos contribuintes, com acesso aos recursos inerentes à verificação da regularidade do recolhimento dos tributos e também das obrigações tributárias acessórias.

Oficial de inteligência da Abin

Salário inicial: 14.662,34 reais.

Requisitos do candidato: ensino superior completo.

Periodicidade do concurso: “é aberto sempre que se considera necessária a reposição de quadros. O ultimo concurso aconteceu em 2010, e já houve a liberação de vagas para um novo concurso em 2014”.

O que faz: “o agente de inteligência é responsável por coletar e processar informações que auxiliem na manutenção da estabilidade do país”. As atividades de inteligência são responsáveis por auxiliar as forças de segurança a evitar atentados, sabotagens e outras atividades ilegais, como crimes financeiros, com a coleta e análise de informações. “Não confunda agente de inteligência com espião, espionagem é uma atividade proibida”.

Diplomata

Salário inicial: 14.290,72 reais.

Requisitos do candidato: curso de nível superior completo.

Periodicidade do concurso: anual.

O que faz: “o diplomata tem por função representar o Brasil no exterior, informar o Ministério das Relações Exteriores (MRE) acerca de informações tidas como relevantes e negociar em nome do Brasil nos foros internacionais”.

Auditor fiscal do Trabalho

Salário inicial: 14.280,00 reais.

Requisitos do candidato: graduação superior em qualquer área.

Periodicidade do concurso: “Geralmente a cada três ou quatro anos”.

O que faz: “fiscaliza das relações de emprego, verificando se as empresas cumprem as normas trabalhistas, bem como as normas de segurança de trabalho, protegendo o trabalhador, relativamente aos seus direitos e protegendo a sua própria vida”.

Analista do Tribunal Regional do Trabalho (TRT)

Salário inicial: 7.566,42 reais. Para oficial de Justiça, privativo de bacharéis em direito, o valor é de 9.188,20 reais.

Requisitos para candidatos: nível superior na respectiva área de interesse. No caso da área administrativa pode ser ensino superior em qualquer área de formação.

Periodicidade do concurso: “Existem 24 TRT’s e cada um realiza o seu próprio concurso. Dessa forma, é comum ter mais de um concurso por ano”.

O que faz: realiza tarefas relacionadas à administração de recursos humanos, materiais, patrimoniais, orçamentários e financeiros, de desenvolvimento organizacional, licitações e contratos, contadoria e auditoria; emitir informações e pareceres; elabora, analisa e interpreta dados e demonstrativos; elabora, implementa, acompanha e avalia projetos pertinentes à área de atuação; atende ao público interno e externo; redige, digita e confere expedientes diversos e executa outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade.

Agente da Polícia Federal

Salário inicial: 7.514,33 reais

Requisitos do candidato: graduação superior em qualquer área.

Periodicidade do concurso: a cada dois anos.

 O que faz: “realiza investigações, diligências e levantamentos necessários à investigação de crimes cuja atribuição seja da Polícia Federal, para repressão e prevenção dos mesmos, além de executar outras atividades administrativas e atividades de segurança pública em casos específicos, como na realização de eventos”.
Fonte: TNH1 com informações da Qualconcurso Consultoria