https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif
Logo Prefeitura
Objetivo é garantir os direitos e obrigações que emanam das relações jurídicas referentes aos tributos de competência municipal e às rendas derivadas que integram a receita municipal
 
A Prefeitura de Marechal Deodoro, através da Secretaria Municipal de Finanças, implantou o Conselho Tributário Municipal.  
 
Formado por seis membros, o conselho presidido pela Secretária Municipal de Finanças, Betânea Canuto, é composto por dois representantes da Fazenda Municipal, um da Procuradoria Geral do Município e três contribuintesNa ocasião, também foram nomeados os suplentes de cada conselheiro que serão convocados nas ausências ou impedimentos dos titulares. 
 
O objetivo é garantir os direitos e obrigações que emanam das relações jurídicas referentes aos tributos de competência municipal e às rendas derivadas que integram a receita do município deodorense.  
 
A presidente do Conselho e secretária municipal de Finanças de Marechal DeodoroBetânea Canuto, aproveitou a oportunidade para fazer um balanço das ações desenvolvidas pela gestão entre 2014 e 2016.  
 
“Demos um avanço grande desde 2014 para ajustar às finanças do município. Entre elas a atualização da contabilidade, estruturação e ativação da dívida ativa, investimentos em cursos e treinamentos para o nosso pessoal, reestruturação do Código Tributário, celebração de convênios, incremento da arrecadação, melhorias de estrutura física dos setores e, dentre outros benefícios, a criação do Conselho Tributário”, explicou a secretária de Finanças.   
 
Com  a instalação e efetivo funcionamento do Conselho Tributário Municipal, a Prefeitura de Marechal Deodoro cumpri não só a disposição da Lei Municipal Nº 985, de 30 de dezembro de 2009, referente ao Código Tributário Municipal, mas, principalmente, a Constituição Federal que possibilita a ampla defesa, o duplo grau de jurisdição e garante ao contribuinte o devido processo legal.  
 
Vale ressaltar também que as reuniões acontecerão quatro vezes por mês, sendo realizada às quarta-feiras, em sessões ordinárias, com conselheiros e/ou os suplentes.  
 
Membros eleitos 
 
O Conselho Tributário de Marechal Deodoro passa a ser constituído por: 
 
Fazenda Municipal – Presidente: Betânea Santos Canuto; 
Fazenda Municipal – Membro Titular: Rosália Maria Cavalcante Peixoto e Membro Suplente: Alessandra de Oliveira Costa;  
Procuradoria Geral – Membro Titular: José Soares da Silva e Membro Suplente: Kaymi Porto; 
Contribuinte 1 – Membro Titular: Ayrton de Alcantara Philippini Júnior e Membro Suplente: Joaquim Gama Neto;  
Contribuinte 2 – Membro Titular: Juriceir Freitas Consiglio e Membro Suplente: Antônio Marques da Silva;  
Contribuinte 3 – Membro Titular: João Sebastião dos Santos e Membro Suplente: Vicente de Paulo Madruga Filho. 
 
Fotos: Luana Karine/Ascom-PMD